Tradutor

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Confiram o depoimento do suposto serial killer Jesus Pereira das Graças

Na ultima semana o estado de Goiás novamente foi notícia nacional após a prisão do suposto serial killer,  Jesus Pereira das Graças, de 54 anos.

Jesus, já  respondeu criminalmente pela morte de 2 esposas e no dia 8 de agosto deste ano fez sua ultima vítima, Sarah Lino da Silva, de 27 anos, com quem teve um relacionamento amoroso por cerca de 7 meses. "Os fatos demonstram que a vitima e o autor mantinham um relacionamento amoroso e que o mesmo havia lhe telefonado e pedido que a mesma fosse ao seu encontro, e que ela estava em companhia de amigas, não dizendo que iria se encontrar com ele. Que a motivação foi possivelmente ciumes, e que a consumação do crime, o autor confessou a pratica ao senhor José Custódio, fugindo do local, encontrando-o em local incerto e não sabido" - trecho do inquérito.

Sarah, de acordo com informações vindas do suposto serial killer, era usuária de drogas e álcool. No dia do crime Sarah chegou alterada na casa de Jesus e após uma tentativa de conversa disparou ofensas incluindo baixo calão, esse comportamento visto como afronta foi o suficiente para fazer com que em segundos fosse a óbito por enforcamento.

Antes de Sarah, duas outras esposas também haviam sido mortas, porém nessas vezes houve o pagamento no valor de cerca de 5 mil reais para que um pistoleiro praticasse os homicídios, aparentemente Jesus pensou que fosse investigado apenas pela morte de sua ultima namorada, mas foi surpreendido com a eficiência da polícia goiana que logo fez a ligação dele em outros crimes, totalizando 5 vitimas. Vale ressaltar que este número pode ser ainda maior e que as ultimas mulheres que se relacionaram com o suposto serial killer sabiam de seu passado criminoso, Jesus não escondia que havia passado 5 anos preso em regime fechado por autoria na morte de duas esposas, uma no final da década de 80 e outra no final da década de 90.

Na manhã de ontem (31), Jesus foi transferido para o Completo Prisional Coronel Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, onde aguardará pelas  audiências, julgamentos e cumprirá sua pena.

Confiram no vídeo abaixo parte do depoimento de Jesus das Graças
|
\/



Mas o que caracteriza um serial killer?

Apontaremos duas definições encontradas no livro "Serial Killers - Anatomia do Mal", de Harold Schechter, páginas 16 e 18.

1º Três ou mais eventos separados em três ou mais locais distintos com um período de "calmaria" entre os homicídios. (FBI, Crime Classification Manual)

2º Uma série de dois ou mais assassinatos cometidos como eventos separados, geralmente, mas nem sempre, por um criminoso atuando sozinho. Os crimes podem ocorrer durante um período de tempo que varia de horas a anos. Muitas vezes o motivo é psicológico e o comportamento do criminoso e as provas materiais observadas nas cenas dos crimes refletem nuanças sádicas e sexuais. (National Institute of Justice)

Um serial Killer também é conhecido por seu Modus Operandi. Mas o que é o tal Modus Operandi que tanto falamos?

Este termo tão usado em noticiários quando falam sobre serial killers se refere a nada mais que o modo de agir. Sabemos que por trás de cada morte praticada nesses casos existe um "ritual", algo que sempre vai ocorrer igual em todas as vítimas, por exemplo: o Maníaco do Parque levava jovens para serem fotografadas num parque de São Paulo e após tortura as matava, Jeff Dahmer assistia a filmes e ia em boates homossexuais para encontrar algum rapaz que aceitasse seu pedido para sair daquele local, Jesus Pereira das Graças criava um vínculo afetivo por meio de namoro e/ou casamento com mulheres vulneráveis e após crises de ciumes o relacionamento chegava ao fim da maneira mais trágica possível.

Bloody Knife